Back-end e front-end no e-commerce: o que é? E para o que serve?

A experiência do usuário em uma plataforma virtual se sustenta em quatro eixos centrais: a aparência do front-end, a eficiência do back-end, a segurança da navegação e, é claro, o custo-benefício do que é comercializado. Em outras palavras, um site de vendas online precisa ser dinâmico, bonito, seguro e saber publicizar seus produtos de maneira instigante.

Para além das estratégias de venda e de qualidade do que está sendo comercializado, é necessário saber expor tudo isso em um ambiente convidativo, responsivo e cativante — a sua plataforma de e-commerce.

Para tanto, ter conhecimento sobre os termos e práticas do e-commerce são fatores indispensáveis. Apenas assim é possível garantir reais perspectivas de crescimento para a sua empresa.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo para explicarmos para você, empreendedor, o que é back-end e front-end — conceitos da programação relacionados à criação e gerenciamento de um e-commerce — e porque eles são destaques que fazem toda a diferença para um negócio.

Falaremos ainda sobre a finalidade, a importância e o papel que estes conceitos desempenham em sua plataforma quando o assunto gira em torno de vendas e credibilidade do negócio. Preparado? Então, vamos lá!

 

O que é back-end no e-commerce?

Back-end se refere ao desenvolvimento básico da plataforma, ou seja, onde são desenvolvidas as aplicações.

Se compararmos com um prédio em construção, por exemplo, essa fase seria equivalente a estrutura feita com vigas, necessárias para dar suporte às paredes e a todo o resto da construção.

Em linhas gerais, portanto, o back-end é a programação essencial para auxiliar a loja virtual. Trata-se do painel administrativo do site, que é baseado em códigos que determinam as funcionalidades e a performance do sistema do e-commerce.

Sem o back-end, a loja virtual e a plataforma simplesmente não poderiam existir. Ele engloba a elaboração de códigos e tecnologias que viabilizam o funcionamento e fluidez do sistema como um todo.

 

E o que é front-end no e-commerce?

Front-end é a interface de interação do usuário, ou seja, todos os elementos visuais e interativos que servem para a comunicação entre ele o seu site. Para isso, são aplicados conceitos de programação, design e usabilidade (assim, seu cliente pode ter a melhor experiência possível com o seu produto).

É o front-end de um site o responsável por coletar as ações de quem o utiliza e processá-las, adequando as especificações necessárias para que o back-end. Seu foco, então, é garantir ao usuário uma navegação tranquila, intuitiva e agradável — algo essencial para captar e fidelizar seu consumidor.

Também é pelo front-end que seu cliente começa a desenvolver as primeiras impressões e, consequentemente, assumir uma postura receptiva ou reativa ao seu negócio — afinal, é por isso que o front-end é considerado uma espécie de cartão de visitas de um e-commerce.

Por esse motivo, é imprescindível investir em um front-end intuitivo, de layout agradável e que seja instigante ao usuário. Com isso, as chances de uma compra ser efetuada ou um lead evoluir para uma próxima fase do funil se tornam exponencialmente maiores.

 

Como integrar back-end e front-end em um e-commerce?

Abaixo, dois pilares fundamentais para responder essa pergunta:

 

Design

A boa experiência de compra do usuário está relacionada a forma como o back-end e o front-end se comportam e conectam um ao outro. Inicialmente, isso ocorre pela aparência do e-commerce, que é um forte indicador da qualidade dos serviços prestados por sua empresa, dos produtos oferecidos e da marca como um todo.

A aparência proporciona mais conforto e segurança para o comprador, favorecendo a experiência do usuário. Lembre-se de que você deve sempre pensar em um design responsivo para seu site também!

Ter um design responsivo significa ter um site que possa ser facilmente acessado de qualquer aparelho (mobile ou não), de carregamento veloz e manuseio simplificado e intuitivo (quando as funções da plataforma são compreensíveis e de utilização que possa ser presumida com facilidade).

 

Funcionalidades

Existe uma infinidade de vendedores online, e a maioria deles está focada em viabilizar uma experiência do usuário proveitosa para se diferenciar da concorrência.

Uma loja virtual que apresenta uma navegação fluida, que fornece o acesso fácil aos seus produtos, filtros e demais informações relevantes para a compra com certeza possui um diferencial competitivo.

Em contrapartida, a má experiência do usuário, tanto do ponto de vista funcional quanto do ponto de vista estético, vai certamente contribuir negativamente para a imagem da marca, podendo frustrar o consumidor e impedir compras futuras.

 

E por que é importante integrá-los?

Basicamente, um front-end bonito e bem projetado não vale de nada sem que haja um sistema de back-end proporcionalmente forte e robusto, que garanta a consistência das informações trocadas e encomendas registradas e atendidas de forma eficiente. Por isso é tão importante integrar o back-end e front-end, independentemente da plataforma.

É preciso que essas ferramentas conversem perfeitamente em um processo simples e eficaz. Dessa forma, é possível, além de garantir a boa experiência de seu usuário, transformar seu consumidor em um cliente verdadeiramente fiel.

Para além dessas vantagens, há um outro fator determinante para que essa integração seja uma preocupação central do seu negócio: os critérios de ranqueamento do Google beneficiam sites bem integrados e responsivos.

Desde 2015, quando o Google atualizou seus algoritmos de classificação, sites responsivos são priorizados. Em outras palavras: uma plataforma de qualidade (o que envolve, invariavelmente, uma boa integração do back-end com o front-end)  é essencial para que sua marca esteja entre os primeiros resultados das pesquisas Google.

E para além das vantagens relacionadas ao ranqueamento da página, sites bem integrados, com boa escaneabilidade e cujos usuários têm facilidade para utilização têm maior probabilidade de possuir um tráfego maior — e quanto mais pessoas acessando sua plataforma, naturalmente são maiores as chances de vendas, engajamento e fidelização, não é mesmo?

Ter um cuidado constante com o seu canal de vendas online é, sem dúvida, indispensável para que um empreendimento prospere em uma realidade conectada — e consequentemente com concorrência crescente nos mais variados ramos.

Os preços praticados, a maneira como os produtos são expostos, a aparência do seu site (o front-end), o sistema de back-end e os níveis de segurança constituem os pilares da experiência geral do usuário e influenciam diretamente na decisão de fechar ou não um negócio, bem como de retornar ou não a um site.

 

Como garantir que o back-end e front-end andem juntos?

Para isso, você precisa escolher bem a sua plataforma, que precisa oferecer essa estrutura por trás do trabalho.

Por exemplo, na wap.store, há um time de front-ent e um de back-end por trás de todos os projetos desenvolvidos internamente. Além disso, uma equipe de design para contribuir no desenvolvimento de cada e-commerce. Somente assim, com a atuação desses profissionais especializados e com a comunicação e integração entre eles, é possível garantir que a sua loja online terá o melhor resultado para os consumidores.

Chegou a hora de investir em uma plataforma robusta para a sua loja, que ofereçam os recursos de equipes dedicadas a desenvolver o back-end e o front-end do projeto. Para isso, conheça mais sobre a wap.store, veja os clientes atendidos, as funcionalidades disponíveis, os parceiros de integração e muito mais.

PEÇA UM ORÇAMENTO GRATUITO

 

Como funciona o/a
"Back-end e front-end no e-commerce: o que é? E para o que serve?"?

Venha para a melhor plataforma de
e-commerce e melhore seus resultados todos os dias

Potencialize as suas vendas com uma plataforma completa para o seu negócio.

Preencha seus dados abaixo.
Nossa equipe está pronta para atendê-lo e tirar suas dúvidas.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece na web.art, uappi e no mundo do e-commerce.

Captcha obrigatório
uappi

uappi

uappi

Como podemos te ajudar?