Logística no e-commerce: 5 dicas de sucesso para a sua loja virtual

A loja virtual possui diversas frentes para se aproximar do consumidor: site, redes sociais, canais de atendimento e logística. Tratando-se de e-commerce, a logística também é uma das maneiras com as quais a loja virtual se relaciona com os seus clientes. Na verdade, é uma das principais: afinal, é através dela que ocorre a entrega do produto adquirido pelo cliente.

Sem a devida importância, a logística no e-commerce pode se tornar uma tremenda dor de cabeça para o gestor. Além das reclamações iminentes dos consumidores, a loja virtual tem grandes chances de arcar com prejuízos financeiros pela perda de vendas.

Quer saber como melhorar os processos do seu e-commerce? Confira abaixo 5 dicas de sucesso para a logística da sua loja virtual!

Enxergue a logística no e-commerce como um todo

A concentração dos esforços para melhorar a logística do seu e-commerce deve ser feita não somente em áreas específicas do processo, mas sempre em todas que fazem parte da cadeia de abastecimento e entrega – custos de fornecedores, disponibilidade do produto, prazo de entrega, embalagem, rotulagem, devoluções e estratégias que envolvam as necessidades do cliente.

Avalie as opções de meios de entrega

Com base no tipo de público que você atende, é possível avaliar os meios de entrega para reduzir custos e satisfazer os consumidores. A diversidade de empresas que realizam o transporte e a entrega de produtos permite que você faça uma seleção criteriosa para escolher os parceiros com melhor custo-benefício.

Além das empresas particulares, os Correios continuam funcionando como uma das melhores alternativas para a entrega de produtos no interior do país. Fora isso, ainda existem as diversas modalidades de entrega dos Correios (sedex, e-sedex, pac, etc.).

Adote a inteligência no controle e organização das remessas

No e-commerce, todas as rotinas devem ser racionalizadas para que você tenha sucesso no seu negócio – e isso inclui a logística. Sem inteligência por trás dos processos, produtos que poderiam circular em uma única remessa acabam sendo despachados separadamente. Já os produtos que deveriam ter sido enviados antes, acumulam custos por causa da urgência.

A solução desses problemas é uma só: mais controle na organização das remessas e nos fretes contratados. Um software de gestão de tráfego de mercadorias pode te ajudar nisso.

Repense o tipo de estoque adotado

Não existe somente um tipo de estoque para quem trabalha em e-commerce. Nesse caso, cabe ao gestor avaliar se sua escolha foi assertiva ou não. O mais comum é o estoque físico, em que você tem uma área destinada ao armazenamento dos produtos e estoca tudo conforme a demanda.

Existe também o estoque compartilhado, em que você aproveita o mesmo espaço para guardar os itens da loja física e os da virtual. Já o estoque consignado é aquele cujo fornecedor e lojista acordam a devolução dos produtos que não foram vendidos.

Por fim, temos o estoque terceirizado. Nele encontramos dois tipos: o drop shipping e o cross docking. No drop shipping, o fornecedor é o responsável pelo envio do produto diretamente ao consumidor, e o cross docking caracteriza-se pela união de estoques de duas ou mais lojas.

Não se esqueça de rastrear as entregas

O rastreamento das entregas é um dos pontos fundamentais para que você consiga reforçar a fidelização dos consumidores em sua loja virtual.

Por meio do código de rastreamento, o consumidor consegue acompanhar o processo de entrega e se preparar melhor para receber o que foi comprado. Esse é um recurso importante, já que nem todo mundo tem alguém disponível em casa para receber uma encomenda. Por isso, o rastreamento acaba se tornando um elo de confiança entre o consumidor e a empresa.

Seguindo as 5 dicas acima, você certamente conseguirá melhorar a logística no seu e-commerce. Gostou desse artigo? Então assine gratuitamente nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as novidades e atualizações do nosso blog!

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